Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Há 5 anos Egas Pipoco deixou-se envolver pela magia de Inês a Pipoca

Maternidade do Hospital de Santo André, Leiria 17h20
Talvez abatido pelo cansaço ou pela demora do tempo de espera, o pai resolve ausentar-se durante uns momentos para ir lanchar

Algures numa rua do Porto, (R. D. João I, em frente à Biblioteca Pública?), 19h40
O telemóvel toca.
- Estou?!
- A Inês já nasceu!! E sabes que dia é hoje? É dia de Santa Inês

A voz do meu irmão transbordava felicidade. A conquista de um sonho antigo concretizava-se finalmente. Eu fiquei para ali a saborear as intensidades daqueles momentos. Em casa ensaiei uma carta que guardo para lhe entregar. Tem um título e tudo: qualquer coisa como obrigado por te deixares ser minha também.

Não gostei, no entanto, dessa escrita. Foi então que ela me mostrou a fantasia: do Papá e da Mamã; da Bruxa das Pintas Pretas vagamente inspirada numa cadela dálmata; da Fada dos Moinhos, imagem do meu avô Manel do Neco; do gato-tigre André… desse Lugar do Poço onde moram bruxas, fadas e meninas-pipoca...

(Se quiserem saber mais leiam Inês a Pipoca, Campo das Letras, 2006)

Hoje celebro a vida da Inês. E dos muitos, muitos, muitos momentos mágicos: de voarmos numa vassoura transformados em bruxas; de corrermos na cozinha em volta da mesa; do seu primeiro espectáculo (no Coliseu a ver o Noddy) do seu primeiro filme (O Rei Leão), da sua primeira ida ao cinema (Ratatui); da primeira vez que ouvi “Tio Rui” e descoberta desse alter-ego chamado Egas Pipoco flutuando pelo meio de corações azuis e brancos.

A realidade ultrapassa a ficção e afinal no Lugar do Poço havia 2 sementinhas. O meu irmão continuou sem conseguir ver o parto…da segunda vez porque se atrasou…Mas disso falarei daqui a 15 dias quando celebrar a vida da Filipa. Hoje retomo ilustrações do livro e essa centralidade do amor de um casal que não deixou de lutar pelo sonho dos seus quartos de brinquedos. Porque hoje também é dia de dizer: Parabéns Mário! Parabéns Marlene!






1 comentário:

daniel john disse...

A great article indeed and a very detailed, realistic and superb analysis, of this issue, very nice write up, Thanks.
Term papers