Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

sábado, 3 de janeiro de 2009

Ainda é Natal

Tenho esta mania de manter a tradição do envio dos postais no Natal (não me rendo facilmente aos electrónicos!) que gosto de cumprir logo no princípio do Advento. Desde 2005, resolvi começar a fazer uma mensagem única que partilho convosco...

Em cima de uma pedra, um relógio marca o tempo (Natal 2008)

 Em cima de uma pedra, um relógio marca o tempo

Marca o tempo da tua ausência

O espaço onde me perco

Sem te encontrar


Em cima de uma pedra, um relógio marca o tempo

Marca o tempo de Marta e Maria

das raízes que fundamentam o meu ser

do tronco que cresce à conquista do meu céu


Em cima de uma pedra, um relógio marca o tempo

Marca um tempo circular e fluído

do Menino que teima em (re)nascer


Ruas movimentadas (Natal 2007)

 O silêncio escuro e frio impõe-se numa praça

quando uma árvore gigantesca se ilumina

ao compasso de uma música épica!


Ruas movimentadas, de lágrimas nos olhos,

sacodem gritos de solidão.

Procuro mais do que o efémero...

Uma mão paterna repousa num ombro materno.

A criança-anjo sorri.

Alinhar ao centro

Parto em busca do calor do sonho

autêntico de Natal


Simplicidade (Natal 2006)

Penso na simplicidade ...

 Do sorriso de um colega de trabalho num dia não;

 Do “ bom dia” de um mendigo desarmando-nos da nossa pretensa superioridade;

 De dois amantes a contemplarem uma planície de cima de um miradouro;

 De um jantar preparado com gosto para amigos;

 Do abraço forte de um bebé;

 De um telefonema para uma amiga que está longe fisicamente;;

 De um postal recebido de amigos que moram longe.

 Talvez a nossa procura de coisas espectaculares nos embacie a vista para as coisas realmente importantes. Se calhar, elas estão mesmo ali e nós só não as vemos por serem assim tão ... simples.

Faço votos para que descubras a simplicidade do Natal ...

 

Passa-se a vida a correr (Natal 2005)

Passa-se a vida a correr...

Corre-se de cá para lá e depois de lá para cá sem nos apercebermos que se fica no mesmo sítio. Voltas angulares de 360º que nos enriquecem em nada.

Dorme-se rápido (ou nem se dorme) porque há muita coisa para fazer e não se pode deixar cair o ritmo desta azáfama toda. Há que perpetuar o movimento ...

Mas eu quero parar! Peço ajuda a Deus. Alguém me responde: "Mas achas que ele te vai ouvir? Olha que o filho está para nascer e não me parece que esteja com cabeça para os teus problemas..." 

Olho, lá no alto, um homem de mãos estendidas numa cruz. Demoro tanto tempo ali que cai sobre mim e me abraça. Quando dou conta é já NATAL!

2 comentários:

Unknown disse...

Bom dia amigo e continuação deste bom ano, que já começaste tão bem!!!

Abraço e muito obrigada pelas tuas ternas mensagens de Natal:)

Anónimo disse...

Caro Amigo,

Parabéns pela iniciativa!

Sou testemunha dos teus belos postais com que me presenteias e à família.

Bem haja!

"Politiquices" à parte, acredita: Melhor É Possível!

Abraço

Sérgio