Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

sexta-feira, 24 de abril de 2009

O Segredo do Cordão de Ouro


Ontem foi o Dia Mundial do Livro e já que estamos a um dia do lançamento de Olhares Convergentes relembro a minha primeira colaboração com uma instituição de Penafiel: a escrita do conto juvenil O Segredo do Cordão de Ouro que integra a Revista Folium nº 1 da Associação dos Amigos do Arquivo de Penafiel (Dezembro de 2007). A Folium é uma inciativa interessante que tem na sua génese uma ideia muito original: a partir de documentos do Arquivo vários autores são desafiados a escrever. No nº 1 privilegiou-se a literatura infanto-juvenil.

Com objectivo de promover a leitura e mostrar que um documento aparentemente tão vulgar como um testamento pode ser fonte de aventura e descoberta, nesse conto narra-se a aventura de 4 primos que, para desvendarem um segredo da herança da sua velha bisavó, enfrentam algumas das letras contidas em Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll) , Memórias do Cárcere (de Camilo Castelo Branco), Os Lusíadas (de Luís Vaz de Camões) e Os Miseráveis (de Victor Hugo)


Os textos integrais (do conto e do testamento) podem ser encontrados neste velho site.

Sem comentários: