Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Um ano mais na vida como ela é...

A vida é mesmo assim: gente que adoece na primavera, gente que nasce no verão; gente que se apaixona no outono; gente que morre no inverno. E nesse inexorável passar das estações há gente perdida a buscar a felicidade investindo em sonhos estéreis, gente frustada a desencontrar-se de si mesmo e gente sólida a servir de abrigo-conforto para toda a outra gente.

A vida é mesmo assim! Como uma horta que pede cuidados permanentes para depois doar em dádiva os seus frutos. Há carinho a aquecer os abraços feitos no hall de entrada, na cozinha, no quarto, no barracão das ferramentas... em volta de uma chávena de chá ou de um barbecue.

Desempenho notável de Leslet Manville a contruir uma Mary que teima buscar sonhos em lugares que não são os seus e brilhante - ainda que brevíssima - participação de Imelda Stauton que marca o início do filme com o seu dramático pedido de comprimidos para dormir, para depois voltar a viver. Como se a vida pudesse ter pausas.

A originalidade de "Um ano mais" (de Mike Leigh) está nesse retrato tanto áspero como suave das relações humanas, no retrato da vida tal como ela é...sem efeitos, sem caracterizações defeituosas ou excessivas.Sobre tudo aquilo que nos acontece. Porque depois a vida continua....

1 comentário:

IRIS disse...

tal e qual como costuma ser o Mike Leigh, nu :-)