Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

domingo, 21 de novembro de 2010

A localidade conhecida por Soutocico ...


A localidade, actualmente conhecida por Soutocico, aparece na documentação dos séculos XV a XVII, com diferentes grafias: Souto ssico (1431) Souto Syquo e Souto Cico (1527), Souto Siquo (1580), Souto Sico (1657) e Soutosico (1758). O topónimo Soutocico vem, pois das palavras latinas SAltus > Sauto, que significa castanhal ou mata de castanheiros e siccus>sico, adjectivo que significa seco. Não parece haver dúvidas, portanto que esta localidade deriva de uma designação latina , ainda mais antiga, que hoje diríamos Souto Seco, isto é, um castanhal que, por motivo desconhecido, secou.

Nesse recenseamento [de 1527 por mandato de D. João III] está referenciada a aldeia de Soutocico e Casal da Porqueira com 22 fogos que foram crescendo até cerca dos princípios do Século XVII, o que, de acordo com as leis canónicas, justificava plenamente que os habitantes do Soutocico fizessem o pedido para construção de uma ermida, invocando São João Baptista como patrono.

Curiosamente, os maiores festejos que ali se realizam são em honra do Senhor dos Aflitos, um segundo patrono do povo, que possivelmente terá sido invocado mais tarde mas de que não se reconhecem registos.


1 comentário:

IRIS disse...

ora então, muito prazer :-)