Um grão de semente contém em si os princípios de uma dupla viagem: da raíz que se fundamenta na terra, do tronco que conquista o céu. Uma mão sobre uma folha de papel vazia procura o encontro nesses espaços em branco...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Enterro do Bacalhau no Soutocico

A propósito de uma tradicão de origens seculares da minha aldeia, ali para os lados de Leiria - o SOUTOCICO - uma amiga minha descobriu um outro evento em tudo similiar organizado no Barreiro.

O ENTERRO DO BACALHAU, pelo menos no Soutocico, é na sua origem uma teatralização satírica, crítica de costumes ao facto de antigamente não se poder comer carne na quaresma mas, de hipocritamente, haver uns quantos que se safavam pagando a bula. Hoje em dia, os textos são adaptados à actualidade. O bom mesmo é perceber que toda uma aldeia se mobiliza para este projecto comunitário. Serão reminiscências de comunitarismo? São mais de 300 figurantes (padres, freiras, varinas, músicos, cangalheiros, carpideiras, viúvas,...). Eu costumo ir de "tocha" participando activamente na iluminação do percurso.

Por dificuldade financeiras, o Clube Desportivo e Reacrativo do Soutocico organiza o Enterro de 4 em 4 anos (é fácil lembrar - calha sempre em ano de Jogos Olímpicos e no sábado a seguir à Páscoa). Para os mais curiosos aqui fica um pequeno vídeo.



Sem comentários: